fbpx

Quando o Trabalho deixa de ser labor e passa a ser amor

aula presencial de YOGA PARA ANSIEDADE

Quando o trabalho deixa de ser labor e passa a ser amor!

A palavra trabalho deriva do latim “tripalium”, termo utilizado para designar instrumentos de tortura. Entre os gregos a palavra trabalho estava associada a “pónos”, que significa sofrimento, pena, dor. Porque será que passamos muito tempo das nossas vidas tendo tanta resistência a trabalhar? Achando que trabalhar é ruim, injusto e causa dor, porque será?

atendimentos on-line de
YOGATERAPIA E ESCUTA DO CORPO

Aprendi, nos caminhos da Grande Mãe, a designar ao termo trabalho e a ação de trabalhar, o conceito de OFíCIO. O caminho de desenvolvimento pessoal é muito trabalhoso e muitas vezes sentimos dor, cansaço e fadiga na forja da nossa personalidade. Um dia uma sacerdotiza, me disse que esse trabalho precisava se tornar um oficio diário. Passei muitos anos refletindo sobre isso. O que é um oficio diário? Ao me tornar professora de Yoga, depois Terapeuta e Yogaterapeuta o meu oficio se tornou realmente diário. E eu comecei a compreender o que aquela sacerdotiza havia me dito a 15 anosa traz.

A palavra Terapia vem do grego “Thaerapia” e foi utilizada por Hipócrates e Galeno ligado aos procedimentos cirúrgicos e clínicos nos primordios da medicina. Porem existem algumas traduções que designam ao termo Terapia o conceito de “servir a deus”, como que o processo da doença estivesse diretamente ligada as desassociações da alma com o corpo. Então os tratamentos de cura das doenças precisavam ser feitos de forma holística, ou seja, integrando o corpo fisico, emocional, mental, social/familiar e espiritual.

Sempre achei muito interessante o Dia do Trabalho ser 1ª de Maio, porque era aniversario da minha avó paterna. E depois da sua transição a família continuava celebrando o aniversário de minha avó nessa data. Então no primeiro momento eu achava que o feriado era dedicado a minha avó… rsrsrsrs… Um dia estava como meu pai no cemitério, vendo a lapide de minha avó e perguntei porque que era feriado nesse dia. Ele respondeu porque é o dia do trabalho, olhei estranho para ele e disse: “mas então deveríamos estar trabalhando e porque estamos aqui visitando a lapide de minha avó?”, ele deu risada e disse que era feriado para a gente se dedicar ao trabalho espiritual. Vale esclarecer, que meu pai era um senhor materialista, que se dizia ateu, mas chamava por Nossa Senhora no momento de dor. Então claro que ele falou isso como uma piada, para dizer que aquela visita ao cemitério era o mais espiritual que ele poderia se propor.

Anos se passaram eu comecei a trilhar os caminhos da Grande Mãe e nesse caminho o dia 1º de Maio é uma data muito importante. Aqui no hemisfério sul estamos no meio do Outono e é o momento que se abrem os portais entre os mundos para a descida do Deus Sol até o interior da Terra. O Deus Sol se recolhe no útero da Grande Mãe para o seu renascimento no Solstício de Inverno. Nesse festival de Maio celebramos os ancestrais, aqueles que já fizeram a sua passagem para a cidade do Verão. Um dia conheci um senhor que era Rosa Cruz. Estávamos num festival de Maio e ele me perguntou: “você sabe porque esse dia é feriado?” Eu dei risada e disse que era o dia do Trabalho. Ele falou: “É… mas é o dia do trabalho espiritual, por isso não trabalhamos na matéria, para ter tempo de celebrar o festival de maio e estarmos trabalhando com o nosso espirito.” Coincidência? Será que meu pai na sua simplicidade já sabia disso tudo? Será que isso é verdade? Não sei, só sei que fui ensinada desde de pequena a servir esse dia aos meus ancestrais e depois ao espiritual.

Estudando esses conceitos entendi que Oficio esta ligado a serviço. E através da profissão que eu escolhi, ser terapeuta integrativa, isso me faz estar num oficio diário. Me trabalhando e me desenvolvendo para quando eu estiver atendendo alguém com as terapias eu esteja a serviço da construção de uma nova realidade. Ser Terapeuta é apenas um dos meus papeis dentro desse grande palco da vida. Papel que me possibilita servir ao desenvolvimento humano e a vida e isso é o que o Yoga chama de Dharma, servir a grande lei da vida. E assim o trabalho se transformar em Amor.

Que tenhamos um dia muito, muito, muito reflexivo de Sagrado Ofício!
com amor,
🌙Nanã Maria Matos

Quando o Trabalho deixa de ser labor e passa a ser amor

Deixe um comentário