Yoga

Yoga possibilita que o impossível se torne possível e presente na nossa vida diária. A essência do Yoga só é possível ser sentida, pois, cada um experimenta do seu modo. Cada dia, cada pratica é uma oportunidade nova, um novo mundo de descobertas. O Yoga possui uma natureza dinâmica, sendo impossível um conceito estático para essa ciência.

O Yoga proporciona apaziguar a mente. Partimos de algo conhecido, que é o nosso corpo e vamos em direção ao que ainda não conhecemos tão bem, que é a mente. O corpo funciona como o nosso grande professor e o primeiro ensinamento é o estado de presença, ou seja, viver o agora. O corpo se mantém no agora enquanto a mente oscila entre o passado e o futuro, trazendo os sentimentos de dúvida ou que algo é impossível para você. Mas no momento que você parar e sentir o seu corpo vai perceber que nada é impossível no agora.

Tudo que você precisa conhecer já esta na sua essência e através do Hatha Yoga, esta palavra que deriva das silabas, Ha (Sol) e Tha (Lua), você reencontra o caminho de volta para si mesmo. Yoga tem origem na palavra sânscrita Yuj, traduzida como “unir, juntar e ou ligar” desde o corpo mais denso (físico) aos corpos mais sutis (energéticos), ampliando a capacidade de se perceber no seu conjunto físico/mental/emocional, vivenciando a integração do seu ser e alcançando o estado de harmonia (Sattva).

Esta ciência se originou na Índia, há mais de 5 mil anos a.C., e mantém-se atualizada, pois, seu conteúdo é universal e acessível a todos aqueles que desejem se conectar a essa ciência através do coração verdadeiro. É dito que foi o próprio Senhor Shiva o fundador do Yoga e que sua esposa, Parvati, foi sua primeira discípula. Shiva é a representação corporal do Absoluto ou Consciência Suprema. Parvati representa a Sabedoria Suprema ou o Poder Criativo da Consciência, também é conhecida como Shakti. Juntos, representam o Poder Divino da Criação.

Com a integração das polaridades representadas por Ha, energia expansiva, solar, coletiva, macro cosmo e Tha, energia receptiva, lunar, individual, micro cosmo e também pelo masculino Shiva e feminino Shakti, o praticante vive um estado de consciência além do eu, um estado transpessoal, integrado com o universo. Isso possibilita adquirir um conhecimento sobre si mesmo, perfeita concentração mental e desenvolvimento das potencialidades psicofísicas. A pratica de Hatha Yoga leva ao Raja Yoga e ajuda o praticante a entrar em comunhão consciente com o divino, mediante o Samadhi (estado de iluminação e conexão com o todo).

Sentindo em seu próprio ser o divino se manifestar e a integração se estabelecer, você percebe que faz parte do todo e o todo está em você, em perfeita harmonia. A consciência desperta possibilita a compreensão das escolhas e como vivemos o Samadhi, ou seja, esse estado de plenitude e união com todos no nosso dia-a-dia. Assim podemos experimentar a liberdade de ser verdadeiramente quem viemos ser nessa grande construção cósmica de aprendizado aqui no planeta Terra.

Entrevista para o programa Espírito Esportivo (Lauro de Freitas TV)